PAULO MENDES

S de Saudade, Continuar Portugal (Secretaria Geral)

2010

Video DV PAL, 4:3, cor, p/b, som, 11"



"O que é a verdade?" questionava Salazar em 1966 no seu discurso em Braga, nas comemorações do 40º aniversário do 28 de Maio.


O rosto já envelhecido desafiava a assistência no seu habitual professoral. Restavam os aplausos concordantes de uma elite instalada e fora de tempo que enunciava o início da agonia do Salazarismo.


Neste vídeo imagens dos livros oficiais que registam a viagem ao Império PortuguÊs em África realizada em 1939 pelo Presidente da República General Carmona são adicionadas e fundidas com um anterior trabalho em vídeo da série S de Saudade intitulado O Passado e o Presente (2008). Retrato do apogeu e queda de um regime: "Pela intensa vibração patriótica que produziu e pelo entusiasmo que despertou entre as populações, constituiu grandiosa e inesquecível apoteose ao Império Português e ao Estado Novo (...) Vago e inexpressivo documentário do esplendor da jornada triunfal, fica apenas como simples recordação este album de fugazes imagens". (da introdução do livro oficial da visita).


Este vídeo integra a série de trabalhos S de Saudade iniciada em 2007 em que, de forma crítica, convoco a memória política e social portuguesa durante o período do Estado Novo.


— Paulo Mendes

© 2020 ARCHIVO PLATFORM

  • b-facebook
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter Round