RESEARCH SEMINAR 

17-30 NOV 2018

Galeria Fernando Santos

23/24 NOV 2018

Centro Português de Fotografia

REFRAMING

THE ARCHIVE

Image, Time, Memory

2018

23/24 NOV 2018  |  CENTRO PORTUGUÊS DE FOTOGRAFIA  |  PORTO

DANIEL BARROCA  ·  MANUEL BOTELHO 

ANNA MARIA GUASCH  ·  PEDRO LAGOA  

PAULA RIBEIRO LOBO  ·  SUSANA LOURENÇO MARQUES 

EDUARDA NEVES  ·  JOÃO PAULO SERAFIM  

 

"REFRAMING THE ARCHIVE: Image, Time, Memory" debates and reflects upon the role that images play in the representation and construction of memory and, consequently, in the perception of the real.

The opening day of the seminar, was attended by academics Anna María Guasch and Eduarda Neves, whose interventions propose a reflection on the concept of the archive, namely on the conditions that lead the archive into becoming a vehicle of creation and criticism. This will be followed by presentations by the artists Pedro Lagoa and João Paulo Serafim, who meet the themes discussed above, contributing to the discussion about artistic practices as conceptual and experimental tools that think not only the archive, but also the intermediate institutions of memory and knowledge in modern societies.

 

On the second day, the seminar started with presentations from academics Susana Lourenço Marques and Paula Ribeiro Lobo, regarding the dynamics established between images, history, memory and the imaginary, putting in context the role of forgetting and remembering, from interpretation to the imaginary, reality to fiction. Following, portuguese artists Manuel Botelho and Daniel Barroca will present their work, in relation to visual temporalities, the construction of memories and the reconfiguration of the real.

 

"REENQUADRAR O ARQUIVO: Imagem, Tempo, Memória" propõe a reflexão e o debate sobre o papel que as imagens desempenham na representação e construção da memória e, consequentemente, na percepção do real. 

O seminário contou com a participação das académicas Anna María Guasch e Eduarda Neves, cujas intervenções propuseram uma reflexão sobre o conceito de arquivo, nomeadamente a sua transformação num veículo de criação e crítica. Seguiram-se as apresentações dos artistas Pedro Lagoa e João Paulo Serafim, que foram de encontro aos temas expostos anteriormente, contribuindo para a discussão das práticas artísticas como ferramentas conceptuais e experimentais que servem para pensar não só o arquivo, mas também as instituições intermediárias da memória e conhecimento nas sociedades modernas.

 

O segundo dia do seminário contou com as apresentações das académicas Susana Lourenço Marques e Paula Ribeiro Lobo, sobre as dinâmicas que a imagem estabelece com a história, a memória e o imaginário, colocando em contexto o papel do esquecimento e da lembrança, entre interpretação e imaginário, realidade e ficção. Posteriormente, os trabalhos dos artistas portugueses Manuel Botelho e Daniel Barroca foram apresentados e colocados em contexto, numa reflexão sobre as temporalidades da imagem, a construção de memórias e a reconfiguração do real.

 

PROGRAMA | PROGRAM

 GALERIA FERNANDO SANTOS 

PROJECT ROOM

 SATURDAY 17th | SÁBADO 17 

 16h00  INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO | EXHIBITION OPENING

 

REENQUADRAR O ARQUIVO Imagem, Tempo, Memória

REFRAMING THE ARCHIVE Image, Time, Memory

      MANUEL BOTELHO / DANIEL BARROCA

 CENTRO PORTUGUÊS DA FOTOGRAFIA 

 SEXTA 23 | FRIDAY 23rd 

 14h00  ABERTURA DO SEMINÁRIO  | SEMINAR OPENING

 

  ANA CATARINA PINHO  Archivo Platform / eCDR, USW, UK

 14h15  ANNA MARIA GUASCH UNIVERSITY OF BARCELONA, SP

ARTE, ARQUIVO E EXPOSIÇÃO  

“Outra História” da Arte dos séculos XX e XXI

ART, ARCHIVE AND EXHIBITION  

“Another History” of Art from 20th and 21st centuries

 14h45  EDUARDA NEVES ESCOLA SUPERIOR ARTÍSTICA DO PORTO, PT   

ARQUIVO E ORIGEM

ARCHIVE AND ORIGIN

 15h15  COFFEE BREAK

 15h30  PEDRO LAGOA  VISUAL ARTIST      

ARQUIVO DE DESTRUIÇÃO

ARCHIVE OF DESTRUCTION

 16h00  JOÃO PAULO SERAFIM  VISUAL ARTIST     

O MUSEU IMPROVÁVEL 

O arquivo como forma de processo

THE IMPROBABLE MUSEUM

The archive as a form of process

           

 16h30  MESA REDONDA / Q&A  | ROUNDTABLE / Q&A

Anna Maria Guasch; Eduarda Neves; Pedro Lagoa; João Paulo Serafim
(moderação / moderator) Ana Catarina Pinho

 17h00  FINAL DE SESSÃO  | END OF SESSION

 17h00 - 18h00  VISITA À EXPOSIÇÃO  | VISIT TO THE EXHIBITION

                         GALERIA FERNANDO SANTOS - PROJECT ROOM

 CENTRO PORTUGUÊS DA FOTOGRAFIA 

 SÁBADO 24 | SATURDAY 24th 

 15h00  ABERTURA DO SEMINÁRIO  | SEMINAR OPENING

 

  ANA CATARINA PINHO  Archivo Platform / eCDR, USW, UK

 15h30  SUSANA LOURENÇO MARQUES FACULDADE DE BELAS ARTES UP, PT    

ARQUIVO E FALHA  

Da evidência ao fazer negro das imagens

ARCHIVE AND FAILURE 

From evidence to the dark making of images

 16h00  PAULA RIBEIRO LOBO  INSTITUTO DE HISTÓRIA DA ARTE, FCSH-UNL, PT    

IMAGENS DE GUERRA, MEMÓRIA E HISTÓRIA

Fotografia e passado feito presente

IMAGES OF WAR, MEMORY AND HISTORY

Photography and past made present

 16h30  MANUEL BOTELHO  VISUAL ARTIST 

ÁLBUM 

ALBUM

 17h00  COFFEE BREAK

 17h15  DANIEL BARROCA  VISUAL ARTIST     

SOLDADOS, LAGARTOS, BOLANHAS, CAMINHOS, CORPOS, E AS SUAS IMAGENS  

SOLDIERS, LIZARDS, RICE PADDIES, PATHWAYS, BODIES, AND ITS IMAGES

 17h45  MESA REDONDA COM ORADORES / Q&A  | ROUNDTABLE / Q&A

Susana Lourenço Marques; Paula Ribeiro Lobo; Manuel Botelho; Daniel Barroca

(moderação / moderator) Ana Catarina Pinho

 18h15  FINAL DE SESSÃO  | END OF SESSION

 18h30 - 19h00  VISITA À EXPOSIÇÃO  | VISIT TO THE EXHIBITION

                         GALERIA FERNANDO SANTOS - PROJECT ROOM

17-30 NOV 2018  |  GALERIA FERNANDO SANTOS - PROJECT ROOM  |  PORTO

 
 

Anna María Guasch é Catedrática em História da Arte Contemporânea na Universidade de Barcelona, tendo sido também docente nas Universidades de Sevilla e Complutense de Madrid. Nos últimos anos dedicou-se ao estudo da arte internacional da segunda metade do séc XX. Daí resultaram: El arte del siglo XX en sus exposiciones: 1945-1995 (1997), Los manifiestos da arte posmoderno. Textos de exposiciones 1980-1995 (2000), El arte último del siglo XX. Del posminimalismo a lo multicultural: 1968-1995 (2000), La crítica dialogada: Entrevistas sobre arte y pensamiento contemporáneo (2008) e Aprendiendo del Guggenheim Bilbao (2007). Actualmente as suas principais linhas de investigação são: Arquivo, Memória e Arte Contemporânea; Estudos Visuais, Arte Contemporânea e globalização. Exemplos disso são os livros Autobiografías visuales: entre el archivo y el índice (2009), Arte y archivo. Genealogías, tipologías y discontinuidades (2011) e El arte en la era de lo global (2016).

 

Eduarda Neves Licenciada em Filosofia e Doutorada em Estética. Professora Auxiliar, ESAP. Investigadora Responsável do grupo de investigação ARTE E ESTUDOS CRÍTICOS do CEAA. Curadora independente. A sua actividade de investigação e de curadoria, cruza os domínios da arte, filosofia e política. Projectos recentes: HORS-SÉRIE e SEM IMAGO MUNDI ANTES UM DESVIO ALEATÓRIO [2018]. Último livro publicado: O AUTO RETRATO. FOTOGRAFIA E SUBJECTIVAÇÃO. Lisboa: Ed. Palimpsesto | CEAA, 2016 [Short list do prémio PEN CLUB na área de Ensaio, 2017]. Prepara o livro BESTIÁRIOS. ENSAIOS SOBRE ARTE CONTEMPORÂNEA. É, actualmente, directora da Escola Superior Artística do Porto.

 

Pedro Lagoa é um artista visual cujo trabalho recente se tem desenvolvido maioritariamente em torno de conceitos de destruição. Explorando o potencial que o acto destrutivo tem de se constituir como expressão de recusa e ferramenta crítica que opera de forma transversal a diferentes temporalidades, a sua prática compreende uma diversidade de media, apresentando-se frequentemente sob a forma de instalação, publicação ou vídeo. O seu trabalho tem sido exposto internacionalmente em locais como: Art Polygon, Gwangju (2018); Gasworks, Londres (2014); Museu de Serralves, Porto (2014); Cabaret Voltaire, Zurique (2013); Nam June Paik Art Centre, Gyeonggi-do (2010); Portikus, Frankfurt (2007).

João Paulo Serafim nasceu em Paris em 1974, realizou a sua formação académica em Fotografia e Artes Plásticas no Ar.Co, escola onde lecciona no Departamento de Fotografia. Em 2005 participa no Curso de Fotografia do programa Gulbenkian Criatividade e Criação Artística. Desde 2005 desenvolve o projecto MIIAC, a ideia deste museu, cujo conceito se baseia na pesquisa iconográfica de um acervo pessoal, construído ao longo dos anos, utilizando fotografias anónimas, postais, filmes super 8, livros de e sobre fotografia. Assim, este museu ficcionado, que se materializa virtualmente ou através de exposições em lugares diferentes, é o palco para um espaço imaginário de memórias pessoais e colectivas. 

 

Susana Lourenço Marques, Designer (FBA.UP, 1999). Professora auxiliar na FBA.UP é doutorada pela FCSH.UNL, com a tese Fotografia-História, o pensamento em imagens (2016). Realizou o programa Recherches Doctorales Libres na EHESS (Paris) e integrou a Université d’été de la Bibliothèque Kandinsky, Pompidou (2018). É autora dos livros Lições de Hospitalidade (2006), Pó, Cinza e Nevoeiro, ensaio sobre a ausência (Prisma, 2018) e Ether/vale tudo menos tirar olhos (1982-1994) (Dafne, 2018). Co-editou Ag, reflexões periódicas sobre fotografia (2009) e tem realizado conferências e publicado artigos em revistas da especialidade sobre exposições e livros de Fotografia. Co-fundou em 2014 a editora Pierrot le Fou. 

 

Paula Ribeiro Lobo é Professora Auxiliar Convidada da FCSH-Universidade Nova de Lisboa e Investigadora Integrada do IHA-Instituto de História da Arte, no qual é membro da linha de Estudos de Arte Contemporânea e do grupo de investigação Transnational Perspectives on Contemporary Art: Identities and Representations. Doutorada em História da Arte Contemporânea pela FCSH-UNL com a tese O império de regresso ao cais. Imagem e imaginário colonial na arte portuguesa do século XX, financiada por bolsa individual da FCT. Foi curadora da exposição Sonhar com as Mãos. O desenho na obra de Mário Dionísio (Casa da Achada, Lisboa, 2011). É autora de vários artigos científicos e tem participado em conferências nacionais e internacionais.

 

Manuel Botelho nasceu em Lisboa em 1950. É Professor Associado na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Vive e trabalha em S. Pedro do Estoril. Licenciatura em Arquitetura, Escola Superior de Belas Artes de Lisboa (1968-1976). Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian na Byam Shaw School of Art, Londres (1983-1985). Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian na Slade School of Fine Art, Londres (1985-1987). Doutoramento em Belas Artes/Pintura, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, 2006. Expõe com regularidade desde 1986 e encontra-se representado em diversas coleções públicas e privadas.

 

Daniel Barroca nasceu em Lisboa em 1976. Estudou Artes Plásticas na Escola de Arte e Design das Caldas da Rainha. Fez o programa individual no Ar.Co. Foi artista residente na Künstlerhaus Bethanien com o apoio da Fundação Gulbenkian, e na Rijksakademie van Beeldende Kunsten. Frequentou o HomeWorks Program no Ashkal Alwan. Participou no Open Sessions no Drawing Center. Foi bolseiro da Fundação Botín. Mostrou o seu trabalho no Hunter College Art Galleries, MACE, Hangar, DeLaCharge, Uma Certa Falta de Coerência, NCCA, CIAJG, Serralves, etc. Frequenta o programa Doutoramento em Antropologia na Universidade da Florida com uma bolsa Fulbright.

 

Ana Catarina Pinho nasceu no Porto em 1983. Licenciou-se em Arte e Comunicação e em Artes Plásticas na Escola Superior Artística do Porto e concluíu um Mestrado em Fotografia e Cinema Documental na ESMAE, IPP. A par do seu trabalho visual, fundou, em 2012, a Plataforma Archivo, onde desenvolve um trabalho editorial sobre cultura visual. Foi Professora Assistente convidada no Instituto Politécnico do Porto e na Universidade de Coimbra entre 2013 e 2016. Desde 2017 encontra-se a desenvolver um doutoramento no European Centre for Documentary Research, na Universidade de South Wales, no Reino Unido, com uma bolsa de estudos atríbuida pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Anna María Guasch is a Professor of History of Contemporary Art at the Universidad de Barcelona, having also teached at the Universities of Sevilla and Complutense de Madrid. In the last years her interest was directed towards studying internacional art from the second half of the twentieh century, resulting in: El arte del siglo XX en sus exposiciones: 1945-1995 (1997), Los manifiestos del arte posmoderno. Textos de exposiciones 1980-1995 (2000), El arte último del siglo XX. Del posminimalismo a lo multicultural: 1968-1995 (2000), La crítica dialogada: Entrevistas sobre arte y pensamiento contemporáneo (2008) and Aprendiendo del Guggenheim Bilbao (2007). Currently her main research fields are: Archive, Memory and Contemporary Art; Visual studies, Contemporary art and globalization. Examples are her books: Autobiografías visuales: entre el archivo y el índice (2009), Arte y archivo. Genealogías, tipologías y discontinuidades (2011) and El arte en la era de lo global (2016).

 

Eduarda Neves Degree in Philosophy and PhD in Aesthetics. Auxiliary Professor, ESAP. Leader researcher of the research group ARTE E ESTUDOS CRÍTICOS of CEAA. Independent curator. Her research and curatorial work crosses the fields of art, philosophy and politics. Recent projects: HORS-SÉRIE and SEM IMAGO MUNDI ANTES UM DESVIO ALEATÓRIO [2018]. Last published book: O AUTO RETRATO. FOTOGRAFIA E SUBJECTIVAÇÃO. Lisboa: Ed. Palimpsesto | CEAA, 2016 [Short list for the prize PEN CLUB in the filed of Essays, 2017]. Preparing the book BESTIÁRIOS. ENSAIOS SOBRE ARTE CONTEMPORÂNEA. Is the current director of Escola Superior Artística do Porto.

 

Pedro Lagoa is a visual artist whose recent work has been mainly developed around concepts of destruction. By exploring the potencial that the destructive act has to constitute itself as an expression of refusal and a critical tool that operates transversally to different temporalities, his practice comprises a diversity of media, often presented in the form of installation, publication or video. His work has been exhibited internationally in places such as: Art Polygon, Gwangju (2018); Gasworks, Londres (2014); Museu de Serralves, Porto (2014); Cabaret Voltaire, Zurique (2013); Nam June Paik Art Centre, Gyeonggi-do (2010); Portikus, Frankfurt (2007).

João Paulo Serafim was born in Paris, in 1974, developed his academic studies in Photography and Fine Arts at Ar.Co, where he teaches at the Department of Photography. In 2005 attended the Photography Course from the Gulbenkian Program of Criativity and Artistic Practice. Since 2005 is developing the project MIIAC, the idea of this museum, which is based in the iconographic research of a personal collection, created along time, with anonimous photographs, postcards, super 8 films, books of and about photography. Thus, this ficcional museum, that is virtually materialized or through different exhibitions, is the scenery to an imaginary space of personal and collective memories.

Susana Lourenço Marques, Designer (FBA.UP, 1999). Auxiliary professor at FBA.UP, has a PhD in Communication and Art, from the FCSH.UNL, with the thesis Fotografia-História, o pensamento em imagens (2016). Completed the program Recherches Doctorales Libres (2010/2011) at EHESS (Paris) and joined the Université d’été de la Bibliothèque Kandinsky, Pompidou (2018). Is the author of the books Lições de Hospitalidade (2006), Pó, Cinza e Nevoeiro, ensaio sobre a ausência (Prisma, 2018) and Ether/vale tudo menos tirar olhos (Dafne, 2018). Co-edited Ag, reflexões periódicas sobre fotografia (2009) and has held conferences and published articles in expertise magazines about exhibitions and photography publications. Co-funded the editorial Pierrot le Fou in 2014. 

Paula Ribeiro Lobo is an Invited Auxiliary Professor at FCSH-Universidade Nova de Lisboa and Research Associate of IHA-Instituto de História da Arte, where she is a member of the Contemporary Art Studies research field and research group Transnational Perspectives on Contemporary Art: Identities and Representations. Holds a PhD in Contemporary Art History by FCSH-UNL, with the thesis O império de regresso ao cais. Imagem e imaginário colonial na arte portuguesa do século XX (funded by FCT Individual Grant). Curated the exhibition Dreaming with Hands. Drawing in the work of Mário Dionísio (Casa da Achada, Lisbon, 2011). Published several scientific papers and has participated in national and international conferences.

Manuel Botelho was born in Lisbon in 1950. Is Associate Professor in the Faculty of Fine Arts, at the University of Lisbon. Lives and works in S. Pedro do Estoril. Degree in Architecture, Superior School of Fine Arts of Lisbon (1968-1976). Calouste Gulbenkian Foundation fellow at the Byam Shaw Art School, London (1983-1985). Calouste Gulbenkian Foundation fellow at Slade School of Fine Art, London (1985-1987). PhD in Fine Arts/Painting, Faculty of Fine Arts, University of Lisbon, 2006. Exhibits regularly since 1986, being represented in many public and private collections.

Daniel Barroca was born in Lisbon in 1976. Studied Fine Arts at the Scholl of Art and Design in Caldas da Rainha. Took the Ar.Co’s individual program. Was a resident at the Künstlerhaus Bethanien supported by the Gulbenkian Foundation, and at the Rijksakademie van Beeldende Kunsten. Took the HomeWorks Program at Ashkal Alwan and the Open Sessions at the Drawing Center. Was a recipient of the Foundation Botín Grant. His work was exhibited at the Hunter College Art Galleries, MACE, Hangar, A Certain Lack of Coherence, NCCA, CIAJG, Serrlaves, Galeria Fernando Santos, etc. He is a PhD candidate in the Anthropology program at the University of Florida with a Fullbright Scholarship.

 

Ana Catarina Pinho was born in Porto, in 1983. Holds a degree in Arts and Communication and in Fine Arts, from Escola Superior Artística do Porto, and completed her Master degree in Documentary Cinema and Photography, at ESMAE, IPP. In parallel to her visual practice, she founded Archivo Platform in 2012, where she develops editorial work around visual culture. Worked as an invited Assistant Professor at the Polytechnic Institute of Porto and at the University of Coimbra between 2013 and 2016. Since 2017 is developing her PhD at the European Centre for Documentary research, at the University of South Wales, in the United Kingdom, with a scholarship granted by the Foundation for Science and Technology.

 

ORGANIZAÇÃO & COORDENAÇÃO | ORGANIZATION & COORDINATION

 ANA CATARINA PINHO

 

ASSISTENTES DO EVENTO | EVENT ASSISTANTS 

(photography) FILIPA SAMPAIO

(seminar assistance) NATACHA PEREIRA

SEMINÁRIO DE INVESTIGAÇÃO | RESEARCH SEMINAR

23/24 NOV 2018 - CENTRO PORTUGUÊS DE FOTOGRAFIA

EXPOSIÇÃO | EXHIBITION

17-30 NOV 2018 - GALERIA FERNANDO SANTOS (PROJECT ROOM)

Este seminário integra as actividades de investigação desenvolvidas no âmbito do doutoramento em curso, realizado por Ana Catarina Pinho, editora e coordenadora da Plataforma Archivo, através do European Centre for Documentary Research (eCDR), sob a orientação do Professor Mark Durden, na Universidade de South Wales, no Reino Unido. Doutoramento apoiado com uma bolsa de estudo atribuída pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

This seminar is part of the research activities of the PhD developed by Ana Catarina Pinho, editor and coordinator of Archivo Platform, through the European Centre for Documentary Research (eCDR), supervised by Professor Mark Durden, at the University of South Wales, United Kingdom. This PhD project was granted a scholarship by the Foundation for Science and Technology.

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